Esta é realmente a melhor altura para gostar da série clássica de Sonic The Hedgehog! Saiu o Sonic Mania no ano passado que é praticamente perfeito. A expansão, denominada Sonic Mania Plus sai já para o próximo mês, contando com novos modos e duas novas personagens: Mighty e Ray, oriundas do videojogo de arcada SegaSonic de 1993. E não nos podemos esquecer também da excelentíssima webseries oficial, Sonic Mania Adventues, do ilustrador Tyson Hesse.

Portanto acho que é a altura apropriada para falarmos de mais uma entrada da série 2D clássica de plataformas da Mega Drive numa História de Um Pixel. Já colocámos o foco do holofote no Sonic The Hedgehog, Sonic CD e Sonic The Hedgehog 2. Agora para completarmos a lista já só falta o Sonic 3 & Knuckles e Knuckles’ Chaotix.

O Sonic 3 & Knuckles é realmente uma entrada interessante para analisar e não só por ser considerado o melhor videojogo de Sonic de sempre. O videojogo originalmente era para ter sido lançado todo de uma só vez, mas atrasos na produção forçaram a que o videojogo fosse dividido em duas partes. A primeira parte lançada como Sonic The Hedgehog 3 (1994) veio acrescentar várias melhorias ao que foi oferecido ao videojogo anterior.

Knuckles em Angel Island no Sonic 3 & Knuckles

Sonic ganhou uma nova habilidade, o insta-sheild. Carregas no botão de salto enquanto estás no ar e o diâmetro do teu ataque aumenta momentaneamente sem qualquer penalização extra. Muito bom para dar uns pixeis de distância aos inimigos, numa batalha faz toda a diferença.

Foram  também acrescentados 3 escudos novos, cada um dando novas habilidades ao Sonic. Bubble Shield dá a capacidade ao protagonista de respirar debaixo de água e um salto novo estilo trampolim. Thunder Shield atrai rings como se fosse um íman, dando ao ouriço azul um salto duplo e protegendo a personagem de qualquer obstáculo que dê choques. Por fim, Fire Shield protege do fogo e dá acesso a um ataque frontal no meio do ar. Tails não consegue usar estes novos tipos de saltos, mas aproveita à mesma as suas capacidades protectoras novas.

Agora com a capacidade para gravar o progresso, os níveis têm o dobro do tamanho com inúmeros caminhos diferentes para explorar. Além disso todos os actos agora tem um boss no fim. Um robô mais forte no fim do primeiro acto e a típica batalha contra Dr. Ivo “Eggman” Robotnik no fim do segundo. Claro, que não posso esquecer-me de mencionar que muitas das faixas musicais que acompanham estes níveis foram (alegadamente) compostas pelo rei do pop, Michael Jackson! A sua marca é facilmente reconhecível, pois o videojogo até tem um protótipo de Stranger in Moscow que foi usado para a música dos créditos finais.

Um mod conservador que adiciona várias opções de customização, Sonic 3 Complete

Entre as diferentes zonas de Sonic 3 são mostradas pequenas transições que ligam estes locais de forma coesiva, para dar a indicação ao jogador que estes pertencem realmente à mesma região. O pouco enredo que o videojogo tem também é transmitido desta forma. Foi assim que o rival mais famoso da série foi introduzido, Shadow Knuckles! O facto de ele levar sempre a melhor sobre o protagonista durante as 6 zonas que Sonic 3 tem, incluindo contra a transformação de Super Sonic, marcou bem os jogadores na altura.

A segunda parte desta aventura, lançada como Sonic & Knuckles (1994), continua directamente a mesma história com zonas novas e com a jogabilidade a seguir o mesmo molde. Desta vez não dá para guardar o progresso e Tails não está presente, mas tem outros extras simpáticos. Um boss secreto é incluído para o Super Sonic se o jogador apanhar todas as Chaos Emeralds, o que se viria a tornar no início de uma tradição que se repetiu em videojogos seguintes da série.

Como o nome implica, Knuckles é jogável nesta parte. A história dele passa-se depois da de Sonic. Ele salta mais baixo, mas em contrapartida ele consegue planar e partir rocha com os seus punhos. Quando jogamos com ele, os níveis têm secções novas mais difíceis e os bosses usam estratégias diferentes.

Então isto não passa de um videojogo normal e a sua sequela, ou existe mesmo uma maneira de ligar estes dois? A Mega Drive não tem qualquer tipo de memória para guardar dados internamente, como é que se transfere o progresso de um cartucho para outro? É dado alguma password no fim de Sonic 3 para colocar no S&K? Nada disso!

Sonic The Hedgehog 3 e Sonic & Knuckles

Sonic & Knuckles vem um cartucho muito especial, o topo tem uma tampa que revela uma ranhura para colocar outro cartucho em cima dele. Combinas os dois cartuchos e ficas com o videojogo completo, ligado do início ao fim. O tal apelidado de Sonic 3 & Knuckles como é indicado no ecrã principal. A gameplay clássica acompanhada com 3 personagens jogáveis, 25 actos em 14 Zonas diferentes, 31 Bosses, 7 Chaos Emeralds cada um com um upgrade para fazer, é realmente o melhor pacote de Sonic que alguma vez foi feito até à chegada do Mania.

Talvez possas achar que dividir o videojogo foi um truque sujo equiparado as manhas pouco honestas que a indústria tem feito ultimamente… A Sega, talvez a pensar no mesmo, adicionou umas funcionalidades extras a este cartucho especial. Se for combinado com o Sonic 2, podes jogar com o Knuckles nesse mesmo videojogo. Se for usado o primeiro Sonic The Hedgehog podes jogar novos níveis bónus, diferentes dos 14 incluídos em S3&K … Cerca de 128 milhões de níveis novos na verdade (Não estou a gozar). É como se tivéssemos DLC nos anos 90.

Por incrível que se pareça este videojogo de Sonic não é assim tão conhecido como as duas primeiras entradas numeradas… A razão não é assim tão estranha, afinal foi o único que não tinha sido vendido em conjunto com a consola.  Se nunca jogaste, não percas a oportunidade de experimentares um dos melhores videojogos que a era de 16-bit tem para oferecer!

Conheces todas as pistas escondidas que indicam quando se passa a história do Knuckles?