A muito aguardada prequela do (ainda mais aguardado) videojogo Life is Strange 2 aterrou nas diversas plataformas. The Awesome Adventures of Captain Spirit traz consigo a fórmula que tanto popularizou o videojogo Life is Strange, a imersão num mundo com imenso por descobrir.

Numa encarnação que representa a nossa infância, Chris, ou The Awesome Captain Spirit, desempenha um papel fantástico no que toca à relação que o jogador cria com a personagem, aproveitando a nostalgia que nos agarra sempre que retornamos àqueles tempos felizes. Apesar de parecer inortodoxo, The Awesome Adventures of Captain Spirit capta também os problemas da nossa sociedade, como o alcoolismo e a violência, e é aí que o videojogo brilha, na essência de realidade que traz aos nossos ecrãs através de um videojogo.

Com um motor melhorado relativamente à primeira entrada da saga, os movimentos são mais fluídos e representam melhor a realidade. Felizmente a Dontnod evolui bastante videojogo após videojogo, o que lhes permite trazerem cada vez conteúdo mais melhorado, para satisfação dos fãs. Com texturas bastante melhoradas, mantêm a arte que caracterizou Life is Strange, uma representação da realidade com toques à “Sims”.

A versão do PC (onde eu testei) corre que nem mel no meu humilde setup. É verdade que o motor em si não puxa muito mas é sempre bom ver que a programação é bem feita e não precisa de uma 1080Ti para correr a 60fps em 1920×1080 como certos videojogos…  As opções gráficas são diversas e escusam qualquer apresentação, sendo que podiam ter colocado opções para configurar o áudio (5.1/7.1).

Esta chapada de luva branca que The Awesome Adventures of Captain Spirit vem trazer ao mundo dos videojogos era bem necessária. Expor as maiores lacunas da nossa sociedade de forma gratuita, para que todos possam ver o mundo em que vivemos. Um grande bem-haja à Dontnod por este gesto! Nem todos teriam coragem de atacar estes problemas de frente, o que me revolta em muitos videojogos, ao optarem pelo famoso “falou, mas não disse”.

 

Com uma realidade bem retratada e uma infância com saudade lembrada, The Awesome Adventures of Captain Spirit traz consigo uma lufada de nostalgia que nos faz ansiar por Life is Strange 2. Poderás jogar esta beldade em qualquer plataforma, sempre na melhor das qualidades a custo zero. Não há sequer razões para não jogares (a não ser que não gostes). Acrescido de uma capacidade de auto-crítica, a Dontnod tem apenas que se orgulhar de um videojogo com o peso emocional de um mundo às costas.

The Awesome Adventures of Captain Spirit já está disponível para Playstation 4, Xbox One e na Steam para PC.

Consegues rever-te na aventura do Awesome Captain Spirit?