Partilha no Facebook
Partilha no Twitter

Que Stranger Things é uma das melhores coisas na televisão até agora não há dúvida. Que Stranger Things vai buscar imensos elementos estéticos e narrativos aos filmes e televisão dos anos ’70 e ’80 também não há dúvida nenhuma. Mas será que apanhaste mesmo todos os detalhes e todas as referências?

17. E.T. – O Extra-Terrestre (1982)

E.T. – O Extra-Terrestre é provavelmente a maior influência em Stranger Things. Ambos contam a história de uma criança que encontra um ser fantástico na floresta, com poderes tele-cinéticos, e que tem de esconder dos pais e das autoridades. Há imensos momentos em que visualmente Stranger Things ecoa o E.T. – O Extra-Terrestre, começando logo pelo facto de que ambas as obras abrem com uma cena familiar de miúdos a jogarem Dungeons and Dragons e passando pela cena em que a Eleven faz voar uma carrinha sobre a cabeça dos miúdos de bicicleta.

16. Os Goonies (1985)

Por falar em miúdos de bicicleta, o Os Goonies é provavelmente o filme de aventuras para crianças e com crianças mais famoso dos anos ’80. Conta a história de um grupo de 4 miúdos, um irmão mais velho e a namorada, que encontram um mapa de tesouro, e têm de ir em aventuras para encontrarem o tesouro e ajudarem os pais. Parece-te familiar?

15. Conta Comigo (1986)

Conta Comigo é outro clássico sobre amizade e perigo durante a adolescência, baseado num livro de Stephen King, no qual quatro amigos se juntam para irem em busca de uma criança perdida.

14. O Poder do Fogo (1984)

Os anos ’80 foram uma época com muitos filmes com crianças, e O Poder do Fogo é um dos mais icónicos. Baseado noutro livro de Stephen King, conta a história de um casal que foi alvo de experiências com drogas, e cuja filha nasce com poderes pirocinéticos é perseguida por um vilão de cabelos brancos e homens com fatos herméticos.

13. Publicidade

12. Encontros Imediatos do 3º Grau (1977)

Ainda na sequência de filmes de ficção científica para adultos com crianças, Encontros Imediatos do 3º Grau conta a história de um homem que tem visões de alienígenas e não sabe se está a endoidecer ou não, mas persegue essa certeza mesmo apesar de toda a gente achar que ele é doido, e há crianças a serem quase raptadas por alienígenas.

11. Viagens Alucinantes (1980)

Outro filme da mesma época é Viagens Alucinantes, que introduz a ideia de que câmaras de privação de sentidos e drogas podem ser usadas para atingir estados de mente alterados.

10. Twin Peaks (1990)

Apesar de não haver nenhuma referência visual directa, não podia deixar de mencionar Twin Peaks. David Lynch conta em Twin Peaks a história de um agente da autoridade que vai a uma pequena cidade Americana, situada ao lado de uma floresta densa, investigar o desaparecimento de uma jovem, e acaba por descobrir um portal para uma dimensão paralela.

9. Alien – O 8º Passageiro (1979)

A maior parte das referências de terror em Stranger Things vêm do clássico de terror Alien – O 8º Passageiro de 1979. Alien – O 8º Passageiro empresta a Stranger Things as suas referências de pessoas de fatos espaciais a explorarem ambientes escuros, orgânicos, com ovos, monstros negros com cabeças grandes e o medo de fecundação alienígena.

8. Publicidade

7. Poltergeist, o Fenómeno (1982)

Também realizado por Steven Spielberg, Poltergeist, o Fenómeno foi outro clássico de terror dos anos ’80. Elementos que poderás reconhecer em Stranger Things são os adultos preocupados com as suas crianças que estão ameaçadas por um portal para outro mundo de onde saem coisas que lhes querem fazer mal.

6. Pesadelo em Elm Street (1984)

Se temos uma série com adolescentes, não podiam deixar de haver referências a um dos maiores clássicos dos teen slashers dos anos ’80, Pesadelo em Elm Street. Os teen slashers caracterizam-se tipicamente por envolverem adolescentes, experimentação sexual, a ameaça de um inimigo em quem ninguém acredita e contra quem os adolescentes acabam por ter de lutar sozinhos numa espécie de ritual de passagem para a idade adulta.

5. Shining (1980)

Stephen King continua a demonstrar que é uma grande influência em Stranger Things, com referências ao filme Shining, baseado noutra das suas obras. Shining é um filme de terror que envolve pais e crianças, e uma famosa cena de partir portas com machados.

4. Comando (1985)

De uma forma quase inesperada, temos uma breve referência a Comando, esse clássico de acção com Arnold Schwarzenegger, numa cena de montagem badass!

3. Publicidade

2. Indiana Jones

Achei que valia a pena chamar a atenção ao pormenor de que Hopper, que é o Xerife da cidade, não usa um chapéu de xerife mas sim um chapéu do Indiana Jones.

1. Debaixo da Pele (2013)

É impossível não chamar a atenção para este pormenor. Quando em Stranger Things a personagem Eleven passa para uma outra dimensão, a bizarria dessa dimensão é representada como no filme Debaixo da Pele, que é a única entrada contemporânea desta lista.

Escapou-nos alguma referência?

  • LÊ MAIS SOBRE
  • Stranger Things
PARTILHA
Facebook
Twitter
Gui Santos
Sou um cinéfilo viciado em narrativa, dado a devaneios pretensiosos. Também consigo fingir que percebo mais sobre BD e jogos de computador do que o que realmente sei. Fico constrangedoramente excitado com tudo o que tenha a ver com os Estúdios Marvel.