A GUERRA DOS TRONOS | Discussão T07 E04

Dracarys!

180
Daniel Alvares
Sou um apaixonado por Filmes e Séries e pela cultura Geek no geral. Mando uns bitaites aqui e ali.

“The Spoils of War ”

Podemos começar pela parte mais brutal do episódio? Toda a cena da batalha entre os Dothraki, Drogon e os exércitos Lannister e Tarly foi absolutamente brilhante. O silêncio, a tensão, o suspense. Adorei que não tivessem usado qualquer tipo de banda sonora, o que deixou a cena bem crua.

Ouvimos os Dothraki no horizonte, e depois aparecem com uma cinematografia lindíssima, e do nada, vindo das nuvens aparece Drogon e confesso que todos os meus pêlos se eriçaram tal foi o épico dessa cena. O olhar de estupefacção de Jaime e Bronn foi imperdível. Toda a batalha foi filmada e editada de maneira magistral. Estávamos mesmo no meio da acção, sentíamos a força das chamas de Drogon e o seu poder destruidor. Quando acompanhamos Bronn a pé, com a câmara a apontar de baixo para cima, somos facilmente transportados para aquele clima de terror autêntico.

A batalha foi bastante concisa e directa. Os efeitos estão absolutamente lindos. Não pensei que fossem usar já a besta mas faz sentido que andassem com aquilo atrás, tendo em conta que têm conhecimento de que a Daenerys tem três dragões. Confesso que temi pela vida de Drogon. Não seria surpreendente se o matassem já. Mas afinal a besta não é assim tão letal, e como foi destruída já não há essa preocupação.

A condensação narrativa desta temporada continua a fazer-me confusão. É ridículo que a Daenerys numa única tarde (?) tenha conseguido reunir o exército e enfrentar Jaime. Mas pronto, tenho de aceitar e fechar os olhos a isso. Mas até gostei de ver Tyrion a assistir a tudo e a preocupar-se genuinamente com Jaime. E é claro que Jaime não morreu, o mesmo não se pode dizer de Bronn. Não ficou óbvio eu sei, mas o pessoal tem de começar a morrer. Afinal isto é A Guerra dos Tronos

No Norte, Petyr dá a Bran a adaga que foi utilizada para o tentar matar na 1ª temporada. Não percebi bem qual é a jogada de Petyr, pois foi ele que contratou o assassino. O que ele ganha ao dar a adaga a Bran? Respeito talvez? Um meio de construir confiança e influência? Poderá ser, mas Petyr já não está no Sul e os seus jogos de manipulação não funcionam contra forças que ele desconhece. Bran já não é Bran, e se isso não tinha ficado claro antes, na conversa que ele teve com Meera, ficou evidente.

Foi triste para Meera ter este desfecho. Depois de tudo o que ela fez por Bran, tudo o que sacrificou e outros sacrificaram. Mas ela deveria ter noção, e talvez até tenha, que a missão a que ela se voluntariou teve sucesso. Bran tornou-se no Corvo de Três Olhos. E tal como ela disse, e bem, Bran morreu na caverna. Aquele já não é o Bran, é muito mais do que isso.

Arya chega a Winterfell numa cena bastante cómica, que encaixou perfeitamente bem, e reencontrou-se com Sansa. Pensei que pudesse haver algum ressentimento da parte de Arya para com Sansa, mas afinal está tudo bem. Arya está muito mudada e Sansa parece estar um pouco desconfortável com isso. Fiquei com essa impressão quando Arya treinou com Brienne. Será que há ali algum ciúme? Afinal Arya cresceu bastante e parece saber tomar conta de si. Mas Sansa não se fica atrás. Pode não ser talhada para combate mas sabe movimentar-se nos meandros da política.

E aquele momento em que Brienne pergunta a Arya quem a treinou, e ela diz “No One“? Daaaaaaaaaaaaaaamn!!! Responde à pergunta e ao mesmo tempo é misteriosa. Badass! O reencontro entre Arya e Bran também foi muito bom. E o facto de Bran dar a Arya a adaga não é por acaso. Ele sabe o que vai acontecer e nós também. A garganta de Petyr vai ter um encontro imediato de 3º grau com a adaga de Arya.

Já em Dragonstone a tensão sexual entre Jon e Daenerys é completamente transparente. Os dois querem comer-se à bruta e por momentos até pensei que o iam fazer naquelas cavernas. Há de chegar esse momento de certeza absoluta e muito provavelmente durante esta temporada. Cá para mim vai ser depois de Jon ajoelhar-se perante Daenerys. Gostei de ver os desenhos dos Filhos da Floresta e dos Primeiros Homens. E claro que tinham de lá estar também os White Walkers. Foi um excelente momento para Daenerys perceber a gravidade da situação.

E como este é o episódio dos reencontros dos Stark, não podia faltar o reencontro entre Jon e Theon. Theon é uma personagem com um destino traçado. É impossível ele redimir-se e ganhar o perdão das outras pessoas. Theon não vai viver feliz para sempre. Ele vai morrer. Claro que terá um momento de redenção. Mas uma redenção para consigo. Vai ser um momento em que fará as pazes consigo próprio, com todo o mal que infligiu naqueles que o consideravam como família. Esse momento servirá para se perdoar a ele próprio. Mas ele não terá o perdão de ninguém. Resta apenas saber como irá morrer. E cá para mim vai envolver a irmã, e algo me diz que é ele que irá matar o Euron.

E Davos? Davos está super cómico nesta temporada. Brilhante mesmo. E o melhor é que encaixa perfeitamente na sua personalidade. É incisivo e directo e não tem papas na língua, o que lhe faz ter um sentido de humor bastante apurado. DAVOS É O REI!!!

Confesso que esta temporada não está a encaixar em mim. Há algo estranho. Continuo a não gostar do ritmo mas adorei este episódio. Foi muito bom mesmo. E foi bom porque o tempo narrativo não foi muito condensado. Basicamente tivemos a chegada da Arya a Winterfell, a chegada de Theon a Dragonstone e a batalha entre os Dothraki, Drogon e os exércitos Lannister e Tarly. Não se passou muito tempo, digamos assim. E isso permitiu que as cenas respirassem e se desenrolassem a um ritmo adequado. E é precisamente isso que faltou nos primeiros 3 episódios desta temporada.

Será que Bronn morreu?

A TUA REACÇÃO
2
ADOROADORO
0
OMGOMG
0
VOMITEI-ME TODOVOMITEI-ME TODO
0
YayYay
0
TRISTETRISTE
0
MEHMEH
0
NOPENOPE
0
IRRITADOIRRITADO
Voted Thanks!
A TUA OPINIÃO
Este espaço é disponibilizado para comentários sobre o tema apresentado nesta publicação. Respeita a opinião dos outros e mantém a discussão saudável.
Os comentários são moderados de acordo com as Regras da Comunidade.
BASTIDORES