A GUERRA DOS TRONOS | Discussão T07 E05

Uma única frase revelou tudo o que queríamos saber.

199
Daniel Álvares
Por Daniel Álvares escritor/a em SOMOSGEEKS.PT
Sou um apaixonado por Filmes e Séries e pela cultura Geek no geral. Mando uns bitaites aqui e ali.

“Eastwatch”

O mais importante deste episódio não foi a morte do pai e irmão de Sam, ou o encontro de Tyrion e Jaime, ou a volta de Gendry, ou mesmo a formação da equipa de Vingadores de Westeros. O mais importante deste episódio foi uma pequena citação que Gilly leu de um pergaminho.

Gilly estava a ler um pergaminho escrito pelo Alto Septão Maynard em que ele disse que anulou o casamento de Rhaegar e casou-o com outra mulher numa cerimónia secreta em Dorne. Isto disse-te alguma coisa? Saltaste da cadeira quando ouviste isso? Não?! Eu explico-te. Soubemos na temporada anterior que Jon Snow é filho de Rhaegar Targaryen e Lyanna Stark. Portanto Jon é um Targaryen. Mas não deixa de ser um bastardo, pois Rhaegar era casado com Elia Martell.

Portanto mesmo que Jon seja filho de Rhaegar ele não pode reclamar o Trono de Ferro porque é bastardo. Mas agora ficámos a saber que Rhaegar pediu a anulação do casamento com Elia e casou secretamente com Lyanna fazendo de Jon um filho legítimo e o verdadeiro herdeiro ao Trono de Ferro. Daenerys é irmã de Rhaegar mas Rhaeger é que estava na linha de sucessão, e tendo em conta que Jon é filho legítimo dele, faz com que Jon suplante Daenerys na linha de sucessão ao Trono de Ferro.

  Os Potterheads Babaram-Se Com O Trailer De Monstros Fantásticos 2 | HYPE

Isto muda todas as dinâmicas politicas em Westeros. Daenerys está absolutamente convencida de que é a última Targaryen viva e a legitima herdeira do Trono de Ferro, mas a legitimidade de Jon está documentada e não há forma de negar isso. Bran descobriu que Jon é um Targaryen mas não sabe que ele é filho legítimo. Gilly tem um pergaminho que prova que Jon é legítimo e ela e Sam estão a caminho de Winterfell. É só juntar 2 + 2.

Voltando ao episódio. O pai e o irmão de Sam são queimados vivos. Percebo perfeitamente a atitude dos dois. A honra é tudo na família Tarly e é por isso que Sam foi completamente deserdado, pois aos olhos de Randyll, ele não era digno. Morreram os dois com dignidade e honra. Por outro lado, Daenerys está a caminhar sob uma corda bem fina e perigosamente frágil. Os motivos dela são compreensíveis. Ao poupar a vida dos homens está a ser benevolente, mas os homens estão a ajoelhar-se, não por quererem ou por venerarem Daenerys. Eles estão a ajoelhar-se por medo. E construir lealdade com base no medo nunca leva a bons resultados.

  O Trailer De Han Solo Deixou-Nos Bem Empolgados | HYPE

Por outro lado Daenerys tem de ter mais calma quando decide aniquilar completamente uma Casa. Há que ser mais politica, e não tanto senhora da guerra. Pois Randyll tem razão quando disse que ela é uma forasteira. E o povo de Westeros pode não ver com bons olhos ser invadido por forasteiros. Ela tem de fazer as coisas com muita calma, sob pena de perder o suporte do povo. Varys e Tyrion sabem disso e Tyrion vai ter que arranjar forma de tomar as rédeas.

E sou só eu que acho demasiado evidente e até infantil o facto de Daenerys babar-se toda cada vez que Jon chega ao pé dela? Ok ela é mulher e humana e tem desejos, mas porra é uma rainha. Tem que se controlar, ser mais madura. O engraçado é que Jon dá-lhe completamente para trás, constantemente. Apesar de ser óbvio que também está fascinado por ela. Esta paixão entre os dois devia ser mais subliminar e não tão evidente. Mas infelizmente vai ao encontro do ritmo péssimo desta temporada, que pregou o acelerador ao fundo e o fan service está na ordem do dia.

O encontro de Tyrion e Jaime foi muito desapontante. A sério que foi só aquilo? Só?! Mais nada? Foda-se! Não estou mesmo a gostar desta temporada. Nada mesmo! Esperava ver muito mais crispação entre os dois. Jaime gosta muito de Tyrion mas Tyrion matou o pai deles. Tyrion por outro lado admira o irmão mas sabe que lhe deu uma grande facada nas costas por ter matado o pai e por estar a trabalhar com o inimigo. E o que resultou disso? “O exército dos mortos está a chegar. A Daenerys quer marcar uma reunião com Cersei”. Corta, próxima cena, acção.

  Os Potterheads Babaram-Se Com O Trailer De Monstros Fantásticos 2 | HYPE

A volta de Gendry não foi má mas em todo o lado estava inscrito FAN SERVICE. E quando Davos disse que pensava que ele ainda podia estar a remar?! A sério? A sério?! Então agora Davos é a voz dos milhares de memes que populam a Internet? Chegámos a isto?! E quando Gendry disse que não estava contente por fazer armas para a família que matou o seu pai? Robert esteve sempre a cagar-se para ele, e Gendry esteve sempre a cagar-se para o Robert, e agora “ah e tal estou furioso porque eles mataram o meu pai”. Foda-se. Na altura Gendry fugiu para não ser morto mas ele nunca ligou ao facto de ser o bastardo do Robert. Ele só queria não ser morto. Nunca se importou minimamente com a morte do Robert.

Cersei é assustadora e é assustador o facto do Jaime ser um cãozinho amestrado quando está ao lado dela. Mas quem o pode censurar? Ele está completamente apaixonado por ela. E amor cega-nos. Cersei está a tentar manter-se à tona da água e não podemos dizer que ela não é feroz e que não luta por aquilo que quer. Apesar de estar completamente condenada, Cersei mantém-se firme e não vacila. Admiro-a. Ela é um monstro, mas admiro-a. O facto de estar grávida não terá qualquer tipo de consequência. A história está quase a acabar e ou ela perde o bebé ou morre ainda grávida.

  O Trailer De Han Solo Deixou-Nos Bem Empolgados | HYPE

Mas foi interessante notar que ela sabia da pequena reunião entre Jaime e Tyrion e que deixou que acontecesse de propósito. O que estará ela a planear? Aposto que envolve fogo vivo, porque é a sua assinatura. Foi interessante também ela dizer que Bronn tem de ser punido por traição e será curioso ver o que Jaime faz perante isso. Será que o vai punir mesmo? Será que é desta que Bronn abandona-o e junta-se ao Norte? Especulações… Jaime por outro lado não pode ir a lado nenhum. Por um lado porque ama loucamente Cersei e por outro porque ela fez-lhe uma ameaça bastante directa.

Adorei o encontro entre Gendry e Jon. Trouxe toda a dinâmica de Robert e Ned de volta. Foi como ver outra vez os dois a interagir, a picarem-se um ao outro. Muito bom mesmo. É o reencontro de duas grandes Casas e a volta de uma grande parceria. Baratheon e Stark juntos novamente! Gosto deste Gendry adulto e maduro, sem papas na língua e pronto para a batalha. E temos de concordar que o seu machado é muito badass! Já o reencontro entre Jorah e Daenerys foi muito comovente. A admiração entre os dois é muito grande e vê-se que Daenerys ama-o, mas não da mesma maneira que Jorah ama Daeneys. Não se pode ter tudo Jorah…

A junção de todas as personagens em Dragonstone foi bastante porreira, tendo em conta que todas elas estão ligadas de alguma maneira, mesmo que nunca se tenham conhecido antes. E todas elas são personagens brutais que espero que compensem no próximo episódio. E não nos podemos esquecer também de todas as outras personagens que se juntaram ao grupo na Muralha. Só estava à espera que Gendry contasse a Jon que esteve com Arya. Isso é algo que aconteceria se esta temporada tivesse o ritmo que a série sempre teve e é algo que sinto falta.

  Os Potterheads Babaram-Se Com O Trailer De Monstros Fantásticos 2 | HYPE

As movimentações em Winterfell também estão muito boas. Finalmente a Arya e a Sansa confrontaram-se. Foi algo que disse que faltou no episódio passado. Mas agora sim, aconteceu. A Sansa é sempre dúbia. Gosto como a sua personagem cresceu e estou plenamente convencido de que ela não tem segundas intenções, mas há sempre ali algo que dá para desconfiar. Mas acho que se deve ao facto de ser ainda um pouco imatura. E claro que ela gosta de opulência, mas não em demérito da sua própria família. Arya é ela mesmo e pode não gostar das atitudes de Sansa mas acho que ela sabe que não são por mal. A questão é que Arya perdeu a sua inocência, e apesar de Sansa ter passado por coisas horríveis, ela ainda é inocente.

E isso leva-nos ao Mindinho. Ficamos a saber que ele controla Winterfell mas o que estará mesmo a planear? E que pergaminho é aquele? O seu plano é óbvio. Vamos viajar até à primeira temporada. Robert morreu depois de ser ferido por um javali e Cersei manipulou Sansa para que ela escrevesse uma carta ao seu irmão Robb a dizer que o seu pai Ned conspirou com os irmãos de Robert para usurpar o trono ao Joffrey. A intenção de Cersei era controlar e subjugar o Norte e evitar uma guerra. Mas a carta teve o efeito completamente contrário e aconteceu o que todos nós sabemos.

A carta diz:

Robb, escrevo-te com um coração pesado. O nosso bom rei Robert está morto, devido a feridas causadas durante uma caça a javalis. O pai foi acusado de traição. Ele conspirou com os irmãos de Robert contra o meu querido Joffrey e tentou roubar o seu trono. Os Lannisters estão a tratar-me muito bem e proporcionaram-me todo o conforto. Peço-te: vem a Porto Real, jura lealdade ao Rei Joffrey e evita conflitos entre as grandes Casas de Lannister e Stark.

E porque é que eu dei esta lição de história? Porque Arya sabe o que aconteceu com o seu pai, pois estava com ele quando tudo aconteceu. Ela sabe que ele não planeou usurpar o trono. O que ela não sabe é que Sansa foi manipulada por Cersei para escrever aquilo. A única coisa que Arya sabe é que Sansa é uma mentirosa e interesseira (pelo menos na altura). Aqui entra o Mindinho. Ele estava com Cersei quando Sansa escreveu a carta e por isso sabia que ela estava guardada algures em Winterfell. Ele sabia que Arya o andava a espiar, então mandou encontrar a carta colocou-a para ser encontrada, com o objectivo das duas irmãs cortarem relações e assim o Norte ficar desestabilizado e ele tomar controlo.

Mas na minha opinião nada disso vai acontecer. Arya é esperta e confia na irmã. De certeza que a vai confrontar mas as duas vão chegar à conclusão que estão a ser manipuladas pelo Mindinho e a sua garganta vai finalmente encontrar-se com a adaga que Bran deu a Arya. Mal posso esperar!

Onde anda a Yara?

AVISO LEGAL: A opinião expressa nesta publicação é da única responsabilidade do seu autor e não representa a do Cubo Geek. Esta publicação foi submetida de forma voluntária e só depois do seu autor concordar com o nosso Código de Conduta. O Cubo Geek eliminará as contas dos autores que de forma deliberada cometam plágio, incentivem à pirataria, e infrinjam direitos de autor. Pedidos de remoção de conteúdo protegido por direitos de autor devem ser endereçados ao Cubo Geek através dos contactos.
COMENTÁRIOS
Este espaço é disponibilizado para comentários sobre o tema apresentado nesta publicação. Respeita a opinião dos outros e mantém a discussão saudável.
Os comentários são moderados de acordo com as Regras da Comunidade.