SUPERSTITION | Discussão T01 E11

O sofrimento está quase a acabar.

36
Por Sofia Silva escritor/a em SOMOSGEEKS.PT
Licenciada em Estudos Portugueses e Ingleses. Obcecada com A Guerra dos Tronos, O Senhor dos Anéis e Harry Potter. Bibliófila...

“Back To One”

Este penúltimo episódio foi baseado numa ideia muito interessante, que preenche algumas lacunas em relação ao modo como os escritores planeiam acabar a temporada. Trazem-nos de volta duas personagens essenciais: The Dredge, o vilão da temporada, e Aunt Nancy, aquela que já disse ser na minha opinião o melhor uso de mitologia em Superstition. Anansi volta para além disso com uma revelação inesperada sobre o seu passado pessoal que a revela como mais do que apenas um ente espiritual, mas como algo muito mais humano – ficamos a saber da sua relação romântica com Isaac há mais de cem anos atrás.

Pelo contexto da recordação na qual Anansi estava presa, podemos depreender que tudo isto se passou durante a Guerra Civil dos Estados Unidos (decorrida entre 1861 e 1865), em que o Norte venceu o Sul e os escravos, maioritariamente de raça negra, ganharam a sua liberdade, tendo tido que pagar por ela com muito sangue. Pelo que é possível perceber, Anansi usou os seus poderes para apressar o fim desta guerra, o que custou muitas vidas, e o Isaac foi incapaz de a perdoar. O Isaac, claro, é o mesmo tipo de herói bonzinho que o filho, e é incapaz de ver as áreas cinzentas na massa moral dos outros como qualquer coisa para além de preto, enquanto que em si mesmo todo o mal é feito na procura do bem. Assim terminou o caso de Anansi e Isaac…

O episódio relata a história do último truque que o Dredge utilizou antes de ser aprisionado dentro do Anel: ofereceu um objecto altamente desejado a Anansi, que conteria centenas de histórias de todo o mundo para ela tecer as suas teias. Só que o objecto amaldiçoado prendeu toda a cidade de La Rochelle num loop temporal, que os condenou a viver o mesmo dia vezes sem conta durante quase um ano. Tantas perguntas – será que os seus corpos envelheceram? Será que haverá represálias mentais permanentes devido a este torpor cerebral? A mecânica do loop não esteve mal feita: apenas aqueles que eram mais do que humanos, ou seja, o Mayor Infernal, o Isaac e o Calvin graças ao Anel, puderam aperceber-se do que estava a acontecer, sendo que os humanos passavam da percepção de que algo estava errado à ignorância total.

No final, o Calvin teve que sacrificar tudo para parar o andamento infinito desta maldição – mas nem ele ainda sabe o que isto tudo é. Ele prometeu ao Dredge que lhe daria o que ele quer… A liberdade? A sua alma? Os seus poderes milenários herdados do Isaac? Vai ser este o enredo central do próximo e último episódio desta temporada de Superstition: aquilo que o Isaac vai ter que pagar, e a maneira com que todas as personagens se vão ter que juntar para derrotar o Dredge. Previsões: vão derrotá-lo totalmente, mas vai morrer alguém no processo, provavelmente o Russ.

Algo que gostaria de ter visto mais: a Bea a ensinar magia aos miúdos. Os poderes da Bea claramente são fortes (recordemos a cena em que ela ajuda o Isaac a voltar ao mundo dos vivos depois de ser decepado…), mas não são explorados na série, nem sabemos onde ela os obteve; agora, provavelmente nunca o saberemos. Mesmo assim, divirtamo-nos a identificar as personagens com as cartas que saíram no baralho. O Imperador e a Imperatriz: o Isaac e a Bea; o Bobo: o Russ; os Amantes: o Calvin e a May; a Estrela: a Tilly; a Justiça seria a May, claro… E o Calvin, será a morte?

Que achas que o Dredge vai exigir ao Calvin em pagamento?

0
ADOROADORO
0
OMGOMG
0
VOMITEI-ME TODOVOMITEI-ME TODO
0
YayYay
0
TRISTETRISTE
0
MEHMEH
0
NOPENOPE
0
IRRITADOIRRITADO
Voted Thanks!
AVISO LEGAL: A opinião expressa nesta publicação é da única responsabilidade do seu autor e não representa a do Cubo Geek. Esta publicação foi submetida de forma voluntária e só depois do seu autor concordar com o nosso Código de Conduta. O Cubo Geek eliminará as contas dos autores que de forma deliberada cometam plágio, incentivem à pirataria, e infrinjam direitos de autor. Pedidos de remoção de conteúdo protegido por direitos de autor devem ser endereçados ao Cubo Geek através dos contactos.
COMENTÁRIOS
Este espaço é disponibilizado para comentários sobre o tema apresentado nesta publicação. Respeita a opinião dos outros e mantém a discussão saudável.
Os comentários são moderados de acordo com as Regras da Comunidade.