THE WALKING DEAD | Robert Kirkman, Criador Da BD, Processou A AMC Por Fraude. Sabe Tudo!

    Processo envolve também Fear the Walkind Dead e The Talking Dead.

    210

    The Walking Dead é a série mais popular da actualidade, batendo de frente com A Guerra dos Tronos. O mesmo não se pode dizer da AMC, que está constantemente envolvida em processos judiciais, todos à volta do mesmo tipo de alegações. Esquemas fraudulentos para não distribuir os lucros pelas partes interessadas.

    Frank Darabont, o primeiro showrunner da série e creditado como criador, está há anos em batalhas judiciais com a AMC, por alegadas quebras de contrato e procura compensações financeiras que podem chegar aos $280 milhões. O veredicto será ouvido já no próximo dia 24 de Agosto. Este processo faz ligação com o novo mega processo que atingiu a AMC.

    as compensações financeiras podem chegar aos mil milhões de dólares.

    O novo processo foi interposto por Robert Kirkman, criador da BD, pelos actuais produtores Gale Anne Hurd e David Alpert, e pelos antigos produtores Glen Mazzara e Charles Eglee. Tendo em conta que é um processo que envolve cinco pessoas, as compensações financeiras podem chegar aos mil milhões de dólares. Mas em que se baseia este processo? Basicamente envolve corrupção vertical entre a AMC Network e a AMC Studios, em que a AMC Network paga um valor abaixo do preço de mercado à AMC Studios pela taxa de emissão e assim os lucros ficam na AMC Network e não na AMC Studios, que está contratualmente ligada às partes criativas.

    Eu explico melhor. Os contratos dos cinco autores do processo são legalmente idênticos. Os contratos dizem que que os autores têm de ser pagos tendo em conta o valor de mercado e não pelo real valor pago pela emissora ao estúdio. Não haveria problema nenhum, pois os valores de mercado são padronizados, mas acontece que a AMC Network e a AMC Studios fazem parte do mesmo grupo. O que isto significa? Significa que a AMC Network comprou à AMC Studios os direitos de emissão por $0 e paga uma taxa inferior ao valor de mercado, fazendo com que a maior parte dos lucros fique na emissora, evitando assim distribuir os lucros pelos autores do processo. Mas o processo envolve também outras propriedades de The Walking Dead. No mesmo processo está incluída a série Fear the Walkind Dead. Em relação a essa série é alegado que uma distribuidora internacional quis comprar os direitos por um valor justo de mercado mas que foi negado, para favorecer a AMC Network que comprou os direitos por $0 e que mais uma vez paga à AMC Studios uma taxa inferior ao valor de mercado. Já em relação ao programa The Talking Dead, a AMC Studios vendeu os direitos à AMC Network por $0 e não cobra qualquer taxa.

    É fácil perceber a corrupção e o esquema fraudulento aqui implantado. Os autores têm contratos com a AMC Studios e não com a AMC Network, o que é perfeitamente normal de acontecer, pois os contratos são sempre efectuados a um nível de produção e não a um nível de emissão. A questão é que a AMC Studios ao não cobrar um valor justo de mercado à AMC Network, obtém lucros largamente inferiores aos normais, evitando assim a distribuição dos mesmos com os contratados. Assim o grupo tem uma situação de win-win. Os lucros ficam na AMC Network e a AMC Studios virtualmente não gera lucros suficientes, contornando assim as obrigações contratuais.

    A AMC foi rápida a responder a estas alegações:

    Este tipo de acções judiciais são bastante comuns no entretenimento e todas têm uma coisa em comum – elas seguem o sucesso. Praticamente todos os estúdios que tiveram uma série bem sucedida foram alvo de litígios como este, e The Walking Dead é o número 1 na televisão por cinco anos consecutivos, então isto não é surpresa. Temos um enorme respeito e apreciação por esses autores [do processo], e continuaremos a trabalhar com eles como parceiros, mesmo enquanto nos defendemos vigorosamente contra esse processo sem base e previsivelmente oportunista.

    A 8ª temporada de The Walking Dead estreia no dia 23 de Outubro, em Portugal, na FOX.

    O que achas disto tudo?

    DEIXE UMA RESPOSTA

    Please enter your comment!
    Please enter your name here