Partilha no Facebook
Partilha no Twitter

O Mangafest 2015 foi um evento de cultura geek que teve lugar de 4 a 6 de Dezembro, no Palácio de Exposiciones y Congressos Fibes, na cidade de Sevilha, em Espanha.

CUPULA-FIBES

Eu e mais quatro bons amigos tivemos a oportunidade de visitar a sua quarta edição. Logo ao chegar verificámos que, mesmo com duas horas de evento aberto ao público, ainda tínhamos uma pequena fila para comprar os bilhetes de entrada. Depois já com os bilhetes na mão, ainda tivemos outra dura prova pela frente: percorrer um mini circuito digno de Super Mario Kart em espiral, construído à base de barreiras de ferro. Isto pode parecer um pouco estranho à primeira vista, mas no dia anterior, no sábado, as filas foram enormes, e assim a organização conseguiu controlar e delimitar todos os visitantes numa única fila. Uns minutinhos mais tarde chegámos finalmente ao Mangafest 2015 propriamente dito. Sentem-se comodamente, enquanto vos dou uma leve tour pelo evento.

Não pude deixar de verificar a densidade deste evento face a outros grandes eventos da mesma natureza no nosso país, como o Iberanime ou Anicomics. Tudo é mais organizado e muitíssimo maior, e também como vamos ver de seguida, nuestros hermanos têm uma cultura e mentes mais abertas no que toca a este grande universo.

A primeira banca que tivemos o prazer de visitar, foi a Asociación Cultural Fénix, uma associação especializada na divulgação e planeamento de eventos medievais. Lá estiveram expostas armaduras, espadas, escudos, e diversos outros artigos alusivos a esta época. Sem dúvida seria fantástico trazer esta associação um dia a Portugal.

20151206_115536

Logo após um breve deambulo pelos tempos medievais, voltámos um pouco a um mundo mais comum entre nós, e vimos fantásticos cosplays lá expostos de personagens um tanto obscuras como a Shana, do jogo Playstation Legend of Dragoon, ou algo mais popular e vulgar como o Iron-man.

20151206_115733

Em seguida, vi talvez das coisas mais surpreendentes e imaginativas num evento geek. Estava exposta uma aldeia camponesa feudal construída à base de figuras Playmobil – que visão fantástica! Os campos, as casas, as pessoas, toda a caracterização estava cinco estrelas. Não é surpresa que é comum ver figuras Lego modificadas ou construídas em eventos, mas Playmobil, foi uma agradável surpresa, ainda mais quando estes pequenos personagens sempre sorridentes compartilharam grande parte da minha mais tenra infância. Mas a magia não terminou por aqui, também para nosso deleite visual, pudemos ver em vitrines mais e mais mais fantásticas personalizações de Playmobil de séries bem famosas como: Super Mario Bros, Sailor Moon e Piratas das Caraíbas. Simplesmente soberbo!

20151206_115958

Continuando a nossa tour e chegando ao local das lojas, onde passámos a maior parte do tempo. Encontrámos artigos com menos abundância que nas anteriores edições, é certo, mas mesmo assim com grandes e variadas opções onde gastar o vosso dinheiro, atendendo a todos os públicos e faixas etárias.

Desde artigos mais comuns, tais como mangas e posters, também estavam à venda produtos mais adultos como figuras e almofadas eróticas. Aqui vemos um forte contraste com o nosso país. O que pude também verificar nas lojas, é que com a recente série de Dragon Ball: Dragon Ball Super, com o regresso eminente da Guerra das Estrelas e o sucesso de Witcher III: Wild Hunt, as lojas abasteceram-se de produtos Dragon Ball e Guerra das Estrelas e Witcher.

Outra forte tendência que pude constatar foi a imaginação espanhola nos seus artigos, mais concretamente nas t-shirts, absolutamente fantásticas cheias de humor e originalidade.

Pensavam que não veríamos artigos mais invulgares? Esteve presente uma loja britânica de artigos steampumk, uma banca com a figura do meme LOL Jesus e umas pantufas de Cthulhu.

Como ponto negativo os preços das figuras oficiais estavam absolutamente ridículos, numa loja pediam 70 euros por uma figura Figma de Ninja Slayer completamente UNACCEPTABLE!! O grande destaque nas lojas na minha opinião foram as t-shirts, e o melhor, tudo a óptimos preços!

20151206_120424

Depois foi a vez do vosso quinteto fantástico visitar as bancas amadoras, ou melhor dizendo, corredor amador, porque as bancas estiveram todas dispostas na vertical adjacentes à entrada. É realmente incrível, quando o talento e a mente unem-se e criam verdadeiras obras de arte, como um Clow Book de Card Captor Sakura, feito à base de uma caixa de jóias, papercrafts variados, e finalmente algo surpreendente e inédito, obras beads a 3D! Se acham que beads em 2D são impressionantes, esperem até ver em 3D – são absolutamente fantásticas. A banca re-imaginou ícones do mundo geek como Big Boss, Cloud Strife, Batman, Pyramid Head em versões Minecraft e até foi mais longe e criou vários Gameboy Color e uma máquina de arcada com um ecrã a funcionar!

20151206_134626

Mesmo com tanta emoção, a fome não foi esquecida e fomos todos almoçar.

Ao sair reparámos numa particularidade muito interessante, eu estava a achar estranho estranho, e tal como um autêntico Príncipe de Bel-Air perguntei-me durante todo o Mangafest: Where’s the Videogames? A minha resposta estava à saída, quando verifiquei que afinal este não era apenas o Mangafest 2015, como também o primeiro Game4play 2015, ou seja, os artigos para exposição e venda estavam numa parte, enquanto os videojogos estavam num pavilhão à parte.

O descanso não demorou muito, pois enquanto almoçávamos reparei num grupo que tinha uma bandeira muito familiar, e tal como Big Boss coloquei a minha bandana e fui à caça desse grupo. Assim que os vi, a barreira linguística não foi problema, porque o geekês é universal, querem ver? Ao aproximar-me gritei gritei PENE!!! E instantaneamente cantamos S,S,S,S.OX, S.S.S.S.O.X, S,S,S,S,O.X, O.X!! Foi mesmo fantástico. Caso não saibam, esse refrão faz parte do encerramento do anime Shimoneta to Iu Gainen ga Sonzai Shinai Taikutsu na Sekai (uma série sobre a qual podem ler a minha crítica) e a bandeira da organização S.O.X..

20151206_141934

Já que aqui estava, aproveitei para explorar a Game4play 2015.

O que me cativou imediatamente foram os torneios que estavam a decorrer 5 contra 5 de League of Legends e Tekken Tag Tournament 2, ainda mais quando estavam a ser transmitidos em ecrã gigantescos!

Mas nem só de torneios viveu este evento, lá também estavam expostos praticamente todos os micro-computadores e consolas-retro desde Amstrad PC1512 até a Playstation 3, um verdadeiro pedaço de história!

Para finalizar também tínhamos a nossa disposição máquinas arcada, com jogos como Hokuto no Ken, Virtua Fighter 4 e Virtua Striker. Como primeira edição, ainda tem muito para evoluir mas eu creio que acima de tudo foi muito experimental.

Pensavam que não veríamos a alma deste tipo de eventos? Claro que os cosplayers marcaram presença e aqui ficam alguns deles.

20151206_142158

Assim termina a nossa tour pelo Mangafest 2015. Obviamente que também decorariam actividades, como karaoke e mostras de cinema, mas o nosso grupo apenas focou-se nestes acontecimentos. Foi uma agradável viagem, diverti-me imenso, pude conhecer um pouco deste universos num país diferente do meu e espero voltar para o ano!

Já visitaste algum evento internacional?
  • LÊ MAIS SOBRE
  • Asociación Cultural Fénix
  • Card Captor Sakura
  • Destaques
  • Dragon Ball
  • Figma
  • Game4play 2015
  • Hokuto no Ken
  • Iron Man
  • League of Legends
  • Legend of Dragoon
  • Mangafest 2015
  • Ninja Slayer
  • Palácio de Exposiciones y Congressos Fibes
  • Piratas das caraíbas
  • Playmobil
  • Sailor Moon
  • Sevilha
  • Shimoneta to Iu Gainen ga Sonzai Shinai Taikutsu na Sekai
  • Super Mario Bros
  • Tekken Tag Tournament 2
  • Virtua Fighter 4
  • Virtua Striker
  • Witcher III: Wild Hunt
PARTILHA
Facebook
Twitter