Partilha no Facebook
Partilha no Twitter

Já sabemos que as teorias que envolvem esta série, tanto de livros como televisiva, são milhentas e parecem multiplicar-se sozinhas a cada momento. O facto de o mundo que George R. R. Martin criou ser tão rico em simbolismos e profecias como em detalhes mundanos e realistas, faz com que as teorias mais loucas possam ter tanta credibilidade como as mais simples, e com que as mais simples possam ter tanto peso e importância como as mais loucas. As teorias que incluo nesta lista referem-se apenas à série televisiva, e não aos livros. Ficas desde já avisado: nem eu nem ninguém sabe se estas teorias são ou não reais. Podem vir a sê-lo, portanto, não leias mais a menos que queiras possivelmente ler o futuro como Maggy the Frog!

4. Tyrion Targaryen

Esta teoria vem preencher uma lacuna muito discutida no fandom d’A Guerra dos Tronos. É sabido que “o dragão tem três cabeças”, através da profecia dada a Daenerys Targaryen em Qarth, na Casa dos Imortais, o que quer presumivelmente dizer que haverá três Targaryens para montarem três dragões e conquistarem o mundo, como no passado. Mas quem poderão ser estes parentes desconhecidos de Daenerys? É aí que entra a teoria de Tyrion ser um Targaryen. É sabido que Aerys Targaryen, o pai de Daenerys, também conhecido como O Rei Louco, tinha uma predilecção por Joanna Lannister, a esposa de Tywin. Ele achava-a muito atraente, e, na noite do casamento de Tywin com Joanna, é sabido que Aerys tomou certas “liberdades” às quais Tywin não achou muita piada. Segundo esta teoria, Aerys ter-se-á forçado sobre Joanna Lannister, uma vez ou mais do que uma, possivelmente enquanto Tywin era a Mão do Rei. Tyrion será, assim, metade Targaryen, metade Lannister. Que provas há que comprovem este facto? Podemos começar pela cena nesta temporada na qual Tyrion acalma os dragões de Dany com o que parece ser um jeito que mais ninguém tem. Mencione-se de passagem que a única personagem que nos livros tenta alcançar esta proeza acaba esturricada. Tyrion parece ter um modo único de comunicar com os dragões, uma sensibilidade inata. Ele fala também de ter tido toda a sua vida um fascínio com dragões, e de ter sonhado com eles desde pequeno. É também um facto sabido que todos os Targaryen sonham com dragões. Isto poderia explicar também o ódio enorme que Tywin sempre teve pelo seu filho.

3. Syrio Forel = Jaqen H’ghar

Syrio Forel, se não te recordas, era o professor de “dança” de Arya na primeira temporada, contratado por Ned Stark para lhe ensinar a lutar com espadas como os Braavosii. Syrio Forel supostamente morre no oitavo episódio da primeira temporada (“The Pointy End”), quando os Lannister tentam aprisionar Arya após o encarceramento de Ned. A maior prova de que Syrio nunca morreu é que nós não o vimos morrer, nem ouvimos jamais ninguém mencionar a sua morte – o máximo que ouvimos (de Cersei) é que ele “interferiu” na captura de Arya, mas não que morreu ou que se sacrificou. Poderá Syrio ter sido enviado para as masmorras e subsequentemente para a Muralha juntamente com outros criminosos perigosos? Recordemos que é assim que Arya conhece Jaqen: ele está preso numa jaula, tendo sido retirado das masmorras de Porto Real. A teoria é que Syrio poderia ser um Homem Sem Rosto assumindo a personagem de um espadachim de Braavos, para depois mudar de rosto ao ser preso de modo a preservar a sua vida e aumentar as suas possibilidades de rever Arya. Ele poderá ter sido incumbido com a tarefa de treinar Arya desde o início até ao fim, ou então ter-se-á apercebido das suas capacidades quando a conheceu em Porto Real e terá decidido que valia a pena treinar esta rapariga.

2. Publicidade

1. Gendry é filho de Cersei

Gendry não recorda quase nada sobre a sua mãe – apenas que esta tinha “cabelo amarelo” e que costumava cantar para ele. Apesar de ser órfão, foi-lhe oferecida uma vida relativamente confortável como aprendiz de ferreiro devido a ser filho de Robert. Sabemos agora que Robert e Cersei não têm nenhum filho juntos e que os três filhos de Cersei são de Jaime, o seu irmão. Porém, Cersei e Robert um filho, como esta relata a Catelyn na primeira temporada, enquanto aparentemente tenta consolá-la após o acidente que deixou Bran parcialmente paralisado. “Uma beleza de cabelo negro”, um bebé que foi levado por uma febre. Seria possível que este filho tivesse sido levado dos braços da sua mãe e mantido vivo sem que Cersei se apercebesse? Ou poderia Cersei ter-se livrado do filho, como símbolo do seu desprezo por Robert? Se esta teoria se revelasse verdadeira, a série poderia acabar com Gendry no trono, como herdeiro legítimo de Robert Baratheon – Gendry Baratheon, primeiro de seu nome. É uma imagem bonita, mas há um grande problema com esta teoria – não se encaixa na profecia de Maggy the Frog, a profecia feita a Cersei em criança, segundo a qual Cersei teria três filhos. Mas, mesmo que Gendry não seja o bebé moreno de Cersei, a profecia não deveria dizer quatro filhos de qualquer maneira, para incluir o bebé que Cersei, de facto, teve? Não creio que esta teoria estranhíssima se venha a desenvolver, mas é inegavelmente interessante!

Conheces alguma outra teoria d’A Guerra dos Tronos que queiras partilhar connosco?

  • LÊ MAIS SOBRE
  • A Guerra dos Tronos
  • George R. R. Martin
PARTILHA
Facebook
Twitter
Sofia Silva
Licenciada em Estudos Portugueses e Ingleses. Obcecada com A Guerra dos Tronos, O Senhor dos Anéis e Harry Potter. Bibliófila sem cura, com preferência pela ficção histórica.