Facebook
Twitter
Google+
Pinterest

O tema das fugas presidiárias está em alta! Com A Way Out no horizonte, trago-te uma boa alternativa para começares a preparar-te mentalmente para os desafios que vais ter de enfrentar nesse videojogo.trago-te hoje, um indie bem conhecido, The Escapists 2, desenvolvido pela Team 17. Este é um videojogo que te desafia a traçar o plano de fuga perfeito sob vigilância muito apertada. 

The Escapists 2 não tem uma história propriamente dita, pois o videojogo resume-se a uma boa selecção de 13 prisões de onde poderás tentar fugir. Cada prisão é muito única, com atmosfera, cores, estruturas e até alguns objectos de contrabando exclusivos para esse ambiente. Em cada uma há fraquezas que podes explorar e que têm um pouco de história, não muito aprofundada, para te contar sobre o estabelecimento. Conforme vais tentando construir um bom plano de fuga, vais-te habituando também ao regime de actividades que cada prisão tem estabelecido para os prisioneiros. Estas rotinas rigorosas conseguem ter o efeito desejado de provocar a imersão total do jogador na sua personagem. Entre intervalos, refeições, exercícios e trabalho, tentas explorar e traçar o teu plano de fuga perfeito. Isto ao mesmo passo que procuras reunir os materiais necessários para o pôr em prática.

Todos os planos em que possas pensar envolvem sempre uma boa dose de ferramentas que precisas de desenvolver. O crafting tem aqui um grande papel neste videojogo. Tens tantas coisas que podes fabricar numa prisão que nem te passam pela cabeça! Mas calma, há que seres muito cauteloso nisto tudo ou os guardas vão começar a desconfiar que andas a tramar alguma. Ás vezes há mínima coisa eles caiam-me em cima, mandavam-me para a solitária e eu perdia todos os materiais que tinha reunido até então por simplesmente estar algum tempo a passear entre as celas… Vida de prisioneiro não é fácil!

Tens de saber em que alturas do dia é que estás mais à vontade para vasculhar em todas as secretárias onde o pessoal pode estar a guardar materiais. Em que horários certas portas te dão acesso a outras salas… Ou podes ainda converter-te ao negócio local que é andares a fazer favores aos teus colegas. Em troca disso recebes dinheiro para finalmente poderes comprar aquele item que um deles está a vender e tanto te interessa. Se bem que muitas vezes já não vais a tempo de adquirir aquele item que tanto querias. Isto porque entretanto o teu colega já andou a fazer outros negócios… Mas com muita sorte poderás voltar a tentar arranjar o mesmo no próximo dia.

Para conseguires fazer certas ferramentas vais ter de desenvolver também as capacidades da tua personagem. Nomeadamente ao nível intelectual e físico, para essa perceber como é que pode juntar certos materiais e criar algo útil. Por isso marrar e malhar são tão importantes aqui quanto na vida real. Há muita coisa que mexe com o ambiente de The Escapists 2, e tens de ser o mais cuidadoso possível para ninguém desconfiar de um buraco ou de uma tampa de ventilação falsa. Até porque se os guardas desconfiam muito, começam a andar com cães, e aí, já foste! Terás de saber ver-te livre de tudo o que te possa incriminar. Claro que isso também pode passar por incriminares outros reclusos, but that’s not of my busyness… Este videojogo está muito bem pensado! Extremamente completo em tudo o que oferece.

Uma excelente adição a tudo isto que te contei é o modo online co-op em que poderás jogar com os teus amigos. Poderás jogá-lo em modo online ou local e até em splitscreen na mesma consola/ no mesmo pc. No entanto, se jogares em local, o personagem do teu convidado não poderá reter o dinheiro ou stats que adquiriu durante a jogada. Uma vez que o anfitrião consiga fugir da prisão, o convidado será também automaticamente desconectado. Isto para prosseguirem para o próximo cenário que decidam jogar.

A nível gráfico, The Escapists 2 é um videojogo apelativo com cores vivas, ao estilo pixelart com traços cartoonistas. As animações são algo fluídas, com vida e emoção. A atmosfera é envolvente ao ponto de dar por mim a não querer fugir destes cenários pela familiaridade e diversão que estou a ter ao explorá-los. A música também ajuda aqui imenso a envolver o jogador nesta aventura. As melodias adaptam-se muito bem ao estilo do estabelecimento e da época em que te inseres. Sendo que cada cenário tem listas de músicas únicas para cada actividade do dia e conforme o teu nível de  criminalidade. Estamos perante um casamento perfeito entre os grafismos e a soundtrack.

The Escapists 2 proporciona uma experiência muito completa e cativante a cada novo cenário. Apesar de não ter uma história propriamente dita, este conseguiu preencher todos os requisitos e transformar horas de jogo em pura diversão! Quer acabes por jogá-lo sozinho ou com amigos, vais estar bem servido. Aconselho-te mesmo a arranjares um espacinho para este videojogo na tua colecção.

The Escapists 2 já está disponível na Steam, Nintendo Switch, Xbox One e PlayStation® 4.

Vais experimentar The Escapist 2?

  • TAGS
  • Nintendo Switch
  • Playstation 4
  • Steam
  • Team 17
  • The Escapists 2
  • Xbox One
Facebook
Twitter
Google+
Pinterest
http://joanasvsousa3.wixsite.com/joanasousa
A minha paixão pelo Cinema e Videojogos levou-me pelos caminhos da Animação e Pós-Produção e a cobrir essas áreas aqui no Cubo Geek.

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here